quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O dente do siso ou terceiro molar


Esses dentes, popularmente conhecidos como "dentes do juízo", geralmente surgem quando o paciente tem de 17 a 21 anos. Existem quatro dentes do siso: dois superiores, um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. Testes simples, como sentir o fundo da boca e ao longo da linha da gengiva, a fim de se determinar se um dente do siso está aparecendo com sucesso, e raios-x podem ajudar a determinar se há movimento e se o seu alinhamento permitirá que cresça de forma segura. Caso a decisão seja pela extração, o paciente deve buscar um dentista especialista para realizar o procedimento de exodontia dos sisos inclusos.

O surgimento do dente do siso pode originar uma série de desconfortos ocasionados pela desalinhamento com os outros dentes ou pela falta de espaço na boca. As complicações vão desde inchaço e infecção na gengiva até o surgimento de cáries pela dificuldade de higienização da boca. A extração do dente é recomendada aos pacientes logo no início das complicações como uma forma de driblá-las.

A cirurgia de extração do terceiro molar é similar a de outros dentes. O que muda é apenas a dificuldade para o profissional. Em alguns casos é possível até retirar os quatro dentes de uma só vez. Mas o indicado é sempre extrair no máximo dois dentes de cada lado por vez. Assim um lado é poupado para a mastigação no pós-operatório. 

A extração também pode ser feita em pacientes que usam aparelho ortodôntico. Se estiver usando aparelho, basta remover o arco e fazer a cirurgia. Caso ocorra o descolamento de algum braquete ou alguma peça ortodôntica, é de fácil reparo pelo ortodontista.

É importante que se lembre de que a extração do dente do siso é uma cirurgia, muitas vezes exigindo submeter o paciente a anestesia local e até geral. Inchaço na face e pescoço é comum, também hematomas. Bolsas de gelo, alimentação pastosa e fria e medicações prescritas ajudarão, mas se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com seu dentista, ele irá lhe recomendar o procedimento adequado para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário