segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que é Snap-on Smile?



Tem crescido o número de pessoas que vêm ao consultório perguntando  o que é o Snap-on Smile. Então, resolvi fazer esse post para explicar aos pacientes e amigos interessados o que é afinal o tal sorriso de Hollywood.

Snap-on Smile é um sistema descrito da seguinte forma pelo fabricante: “É uma prótese removível, estética, extremamente fina e resistente que se amolda e é fixada com firmeza nos dentes existentes, sem dor, sem uso de motor, sem anestesia, sem alterar a estrutura dentária e sem qualquer tipo de sangramento”.

Entretanto tenho minha opinião a respeito: a palavra “prótese” está mal colocada pelo fabricante, para mim esta técnica é uma maquiagem dental. Prótese, por definição, deve substituir uma parte que foi perdida do corpo humano, uma perna, um braço, um dente. Dessa forma, não vejo o Snap-on Smile como uma prótese, pois ela não substitui um dente perdido. Ela apenas “esconde o buraco”. Ele funciona apenas como uma "capinha" e não devolve as funções realmente necessárias para a realibitação bucal. E quanto a estética, ao primeiro olhar, até que parece satisfatório, pessoalmente ao meu olhar crítico, parece mais um "teclado de piano". 

Esse sistema ao meu ver, pode até ser útil para ser usado como provisório, enquanto as próteses definitivas ainda não estão prontas. Entretanto, considero ainda inviável o uso apenas por um breve período, pois é um sistema caro. Portanto...ainda não comprei a ideia do Snap-on...ainda estou "Snap-off " ;)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cuidados com sua escova de dente



A higiene bucal é um dos mais importantes hábitos de higiene que todo o brasileiro deve ter. Pois é através da escova de dente que começa a nossa higiene bucal, além é claro de um escovação perfeita e da utilização do fio dental.

Devemos saber que as escovas de dentes devem receber um atenção especial, pois geralmente apresentam a mesma flora microbiana da boca do usuário e podem conter diversos tipos de bactérias provenientes da cavidade bucal ou do meio ambiente, como os parasitas intestinas, leveduras, vírus e o Streptococcus mutans, um dos possíveis causadores da cárie. Manter a escova numa solução de água oxigenada, conserva as escovas livres de germes que causam a gengivite outros problemas bucais, faça esse procedimento a cada semana. Após a desinfecção, a escova deve ser conservada em local fresco, dentro do armário do banheiro e antes da utilização, deve-se lavar a escova em água corrente.

Pessoas sadias devem trocar a sua escova a cada 3 ou 4 meses, já quem pegou um gripe ou outras doenças infecciosas devem trocá-las após a cura. Existem alguns cuidados que podem ajudar a manter a saúde de sua flora microbiana, e evite uso de escovas de dentes não pertencentes a você, o contato entre escovas, mesmo sendo da mesma família, apertar a descarga com a tampa aberta, pois pode formar um spray e ficará no ambiente por 2 horas levando a contaminação da escova por microorganismos fecais.

Como ter uma boa saúde bucal


Há vários fatores que podemos considerar para se ter uma boa saúde bucal, como hálito puro e sorriso saudável, que são sinônimos de uma boa higiene bucal, isso significa que aliando todos esses fatores você terá seus dentes limpos e livres de resíduos alimentares, gengivas saudáveis que não sangram durante a escovação e um mau hálito deixa de ser um problema permanente. Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengivas em ordem.

Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas também são importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável não só faz bem para você como também para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e uso correto do fio dental ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos tem em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer a prevenção estamos evitando o tratamento de problemas ainda piores.

Existem algumas medidas simples que cada um de nós pode adotar para diminuir significativamente os riscos de desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais. Sendo elas escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente, ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições, usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental que contenham flúor, usar enxaguante bucal com flúor, e para as crianças abaixo de 12 anos tomar água potável fluoretada ou suplementos de flúor. É importante também que você visite seu dentista a cada 6 meses, e troque sua escova também neste período, pois somente o especialista pode te ensinar formas corretas de escovação.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Iniciativa da Colgate, em parceria com a ABO, visa acabar com a cárie até 2026



De acordo com dados do Ministério da Saúde, 88% da população brasileira têm cárie, colocando o Brasil entre os países com mais problemas bucais. Mesmo com ações cada vez mais atuantes do Programa Brasil Sorridente, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010, apontou grande índice da doença no País. Para diminuir esse percentual, a Colgate, em parceria com a ABO, lançou o Capítulo Brasil da Aliança para um Futuro Livre de Cárie, uma iniciativa global que já está presente em vários países da América Latina, como Colômbia, Venezuela e México.
O evento aconteceu durante o 30° Ciosp e contou com a presença de um de seus idealizadores, Nigel Pitts, um dos maiores especialistas em cárie no mundo; Gilberto Pucca Jr, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e presidente honorário da Aliança Global no Brasil; Newton Miranda de Carvalho, presidente da ABO Nacional; Marcelo Bönecker, presidente da Aliança global no Brasil; Adriano Albano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); Patricia Bella Costa, gerente de Relações Profissionais-Marketing /Assuntos Profissionais da Colgate, entre outras autoridades da área odontológica. Durante o lançamento da iniciativa, os líderes nacionais assinaram uma declaração nacional se comprometendo a atingir as metas da Aliança Global no Brasil.
“Essa união e comprometimento é fundamental para melhorar a saúde bucal da população brasileira. O Brasil Sorridente tem garantido acesso a atendimentos odontológicos como não se via no Brasil. Iniciativas como a Aliança irá ajudar a melhorar ainda mais esses números”, disse Newton Miranda de Carvalho. Para Gilberto Pucca Jr, “devemos nos comprometer com o desenvolvimento de sistemas em nível nacional que estimulem a saúde pública e comunidades clínicas para trabalhar em conjunto com o objetivo de enfrentar a doença. Juntos, podemos educar o povo e estimular líderes em odontologia e saúde pública para agir em prol da erradicação da cárie”, explicou.