domingo, 31 de julho de 2011

Doença Periodontal



A placa bacteriana é proveniente da higiene oral deficiente, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência. Os alimentos ingeridos vão formando uma camada mole e branca que se adere sobre a superfície dos dentes, essa camada contém muitas bactérias e é denominada "placa bacteriana". Essas bactérias são responsáveis pela manifestação de cárie e doenças gengivais.

 As doenças da gengiva aparecem quando a placa bacteriana não é removida através de higiene oral. Essa placa, com o passar do tempo, vai sendo calcificada através da saliva formando o "tártaro". O tártaro vai crescendo e se depositando no sulco entre a gengiva e os dentes, dando início a um processo inflamatório da gengiva, que começa a sangrar e doer. Se o tártaro não for removido, à médio prazo, passa também a comprometer o osso que envolve os dentes, podendo levar à mobilidade e até futura perda dos mesmos.
Portanto, para a manutenção da saúde bucal, é muito importante a visita periódica ao dentista, higiene oral eficiente, dieta com pouco açúcar, uso de creme dental e bochechos com flúor.

domingo, 24 de julho de 2011

Devo ou não fazer uso diário de enxaguante bucal?


O  uso de enxaguante bucal é um complemento da  higiene bucal desde que seja utilizado juntamente com uma boa escovação e o fio dental. E embora uma de suas funções mais conhecidas seja atenuar o mau hálito, esta não é sua principal indicação. Os enxaguantes bucais ajudam a evitar a formação de placa bacteriana, reduzindo o acúmulo de tártaro nos dentes e, consequentemente prevenindo a formação de cáries.

Na hora de escolher o enxaguante bucal, o melhor é dar preferência aos anti-sépticos sem álcool. O álcool, agride a mucosa das gengivas e ataca a superfície das resinas, deixando-as mais porosas. Essa porosidade faz com que os corantes dos alimentos se depositem sobre elas, alterando a cor original dos dentes, comprometendo a estética.
Escolha um produto que contenha também flúor. Ele atua diretamente no fortalecimento dos dentes, promovendo a sua remineralização e servindo como componente bacteriostático, impedindo o crescimento bacteriano local.
Independentemente do motivo e se deseja fazer uso de um enxaguante bucal, consulte o seu dentista. Só ele pode indicar o produto mais adequado para o seu caso.

Quais os alimentos que prejudicam os dentes?


Além da higiene bucal, a alimentação é muito importante para manter um sorriso saudável. Alimentos ácidos, como a laranja, os refrigerantes e o suco de limão podem provocar uma doença conhecida como "corrosão" ácida, antigamente conhecida por erosão. Conheça os alimentos que podem prejudicar os dentes: café, vinho tinto, suco de limão, refrigerante (principalmente à base de cola), vinagre, entre outros.
Ao ler isso, você deve estar se perguntando: Nossa, então tenho que cortar tudo isso do meu cardápio??
Calma, com moderação é permitido comer e beber de tudo sem afetar o sorriso.

O que é a corrosão ácida? 
É um desgaste nos dentes, é causada pela ingestão em excesso de alimentos ácidos ou do ácido gástrico produzido no estômago, que  entra em contato com os dentes por vômitos, ou refluxo. É uma doença indolor, sem sintomas,  mas com o passar do tempo, devido ao desgaste, talvez seja necessário realizar restaurações nos dentes atingidos pela doença. A corrosão ácida leva a perda do brilho natural do dente e sensibilidade dentária.

Prevenção
- Escove os dentes de modo suave e com uma escova macia
- Use creme dental com a abrasividade baixa e que contenha flúor
- Vá ao dentista regularmente
- Ultimas pesquisas comprovam que o ideal é bochechar com água mesmo e escovar após uma
hora para que a saliva tenha tempo de realizar a remineralização.

Remoção de mancha sem microabrasão

Muitos pacientes atualmente querem soluções rápidas, simples e com alta qualidade estética. No dia-a-dia do consultório os procedimentos de microestética como aplicação de corantes resinosos, resinas compostas, texturização e remoção de pequenas manchas, podem dar ótimos resultados estéticos e influenciar muito na aparência facial. 
Na odontologia de hoje, acredita-se na técnica minimamente invasiva, que significa a máxima preservação do dente, com mínimos desgastes, confira os excelentes resultados:

Imagem inicial

Remoção da mancha sem qualquer tipo de abrasão ou desgaste dental

Resultado Final


Você sabe o que é odontohebiatria?


É a Odontologia voltada ao adolescente.

A adolescência é um período de profundas transformações, quando são revistos e consolidados valores e atitudes, requerendo, portanto, atenção e linguagem especiais. Nesse momento, geralmente o jovem se sente adulto e se entristece quando é tratado como criança. Ao mesmo tempo, fica angustiado quando se sente criança e lhe são exigidos comportamentos adultos. A palavra hebe, em grego, significa juventude. Em razão disso, a “hebiatria” destina-se ao estudo da juventude. Portanto a odontohebiatria direciona e insere o adolescente, na faixa etária de 10 a 20 anos de idade, num programa educativo preventivo e curativo, enfocando, quando necessário, os aspectos estético e cosmético tão valorizados nessa fase, levando em consideração que o direcionamento e o apoio nessa etapa são inestimáveis, pois estaremos contribuindo para a formação de uma geração saudável no conceito mais amplo da palavra. A odontologia voltada para o adolescente requer algo mais que técnico-científico, uma vez que se ocupa de um indivíduo passando por intensas modificações biológicas, psicológicas e sociais. Temos que desenvolver uma linguagem específica e um tratamento adequado aos seus anseios. Devem-se respeitar suas necessidades específicas em relação à própria linguagem e modificações comportamentais, estimulando um modelo de promoção da saúde associado à valorização do sorriso em saúde pública.

sábado, 23 de julho de 2011

Reciclar é preciso!


Você sabia que as escovas de dentes, fios dentais, frascos vazios de bochechos e de cremes dentais são recicláveis e devem ser selecionados para a coleta de lixo não orgânico? 
A grande maioria destes materiais é derivada de plástico e deveria ser encaminhado a este tipo de descarte.
Colabore com a sua saúde, da sua região e do meio ambiente.
O planeta agradece : )

quinta-feira, 14 de julho de 2011

IMPLANTES PROTESES IMEDIATA

IMPLANTES PROTESES IMEDIATAS

Cientistas mexicanos usam própolis para combater cáries




Um grupo de cientistas mexicanos usa própolis, uma substância produzida pelas abelhas, para combater as cáries. A equipe estuda também se a substância tem propriedades que auxiliam no combate à hipertensão, informou a Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).
O própolis é um composto de cera elaborado pelas abelhas para tapar fissuras em suas colmeias à base de compostos aromáticos, ceras, flavonoides, terpenoides, álcoois e pólen. A estrutura química dessa substância varia de acordo com fatores como a estação do ano, a floração e a região onde os insetos fazem suas coletas, explica a universidade.
José Fausto Rivero Cruz, da Faculdade de Química, e os médicos veterinários zootecnistas Ángel López Ramírez e Adriana Correa Benítez são os responsáveis pela pesquisa, cujo objetivo é fomentar o uso e o aproveitamento de um "recurso desperdiçado" no México.
Os estudiosos da Unam estimam que no México são aproveitadas apenas 6 toneladas anuais de própolis, apesar de o país ser considerado o sexto produtor de mel no mundo. O própolis é utilizado com mais frequência na prevenção e no tratamento da tosse, embora sua ação terapêutica seja variada e sirva também para tratar cicatrizes, inflamações, alergias, viroses e dores.
Os cientistas comprovaram os efeitos dessa substância sobre os microorganismos que causam as cáries - Porphyromonas gingivalis e Streptococcus mutans - e já conseguiram isolar alguns compostos que servem para combatê-las.
Alguns compostos atuam sobre as enzimas glicosiltransferases do Streptococcus mutans, responsáveis pelo aumento na produção da placa bacteriana, e outros inibiram o crescimento das bactérias em diferentes focos.

Remédios para emagrecer afetam a saúde bucal



Com o assunto “Remédios Anorexígenos” em alta na mídia, é pertinente que outros tópicos relacionados à eles sejam tratados, como as consequências da sua administração na saúde bucal; não discutindo aqui se devem ou não ser banidos.
Os remédios anorexígenos atuam sobre o sistema nervoso central e causam, entre outros efeitos adversos, a diminuição da secreção salivar, ou "xerostomia". A saliva tem por principais funções digestão e facilitação da deglutição dos alimentos. Ela também “lava” a boca removendo restos alimentares retidos.
A sensação de secura bucal não só é desagradável, mas também causa mal hálito, ou halitose, a qual é ocasionada por diversos motivos.

Halitose
A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca. Pode ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas), razões locais (higiene bucal deficiente, placas bacterianas retidas na língua  e/ou amígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros). 

Periodontite pode provocar disfunção erétil e também afetar fertilidade feminina

Os estudos são da Universidade do Oeste da Austrália e do Journal of Sex and Medicine.


Duas pesquisas diferentes mostraram que a disfunção erétil masculina e o problema de fertilidade feminino podem ser provocados pela periodontite. A pesquisa sobre fertilidade é um estudo da Universidade do Oeste da Austrália e foi publicada pela Folha.com. Já a sobre disfunção erétil foi publicada pelo Journal of Sex and Medicine e divulgado pelo site Your Tango.
Liderada pelo professor Roger Hart, o estudo australiano avaliou 3.500 mulheres. As que apresentaram a doença levaram cerca de dois meses a mais para conceber do que o tempo considerado normal, de cinco meses.
O estudo americano analisou ratos com periodontite. Os animais apresentaram menor número da enzima eNOS, responsável por vasodilatação e estímulo sanguíneo do pênis. Os cientistas também se basearam em estudos que igualmente relacionaram a doença ao desempenho sexual masculino.