quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os dentes de leite


Devo me preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite?

 Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade em nossa população. Também poderemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal"), ou por volta de 2 a 3 meses de idade ("dente neonatal"). Se isso ocorrer, procure o odontopediatra.

Quando nascer os dentes do bebê, poderá ocorrer febre ou diarréia? Sim. Ao nascimento dos dentes do bebê, poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los? A presença dos dentes de leite é muito importante porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e conseqüente digestão. Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

O uso da mamadeira estraga os dentes? O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar a chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açúcar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa tão logo erupcione o 1º dente; caso haja dificuldade, poderá se oferecer água pura. Assim, a Academia de Pediatria Americana recomenda que o uso da mamadeira deverá ser interrompido dos 9 meses ao 1º ano de vida. Essa redução deverá ser gradual.

O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem? Sim. A chupeta ou a sucção do dedo,leva a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. 0 hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente. A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais consciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.0 uso de antibiótico pode manchar os dentes de leite? 0 antibiótico que mais poderá levar a manchas nos dentes de leite é a tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e longa duração. 0 mesmo pode acontecer para os dentes permanentes quando administrado à criança logo após o nascimento.

Piercing lingual pode prejudicar a saúde


Acessório pode provocar infecção, hipersalivação, inchaço, traumas em dentes e até câncer bucal.

Em primeiro lugar, nem sempre os estabelecimentos que colocam as peças seguem as normas de vigilância sanitária e de esterilização. 

A falta de cuidados com a biossegurança favorece a transmissão cruzada de hepatite e de Aids.
 
A dor e o edema na língua são as primeiras complicações que surgem com a punção. Quando a perfuração atinge regiões vascularizadas ou nervosas, o órgão pode apresentar sangramento prolongado ou parestesia (sensações subjetivas vivenciadas mesmo sem estimulação, como frio, calor, formigamento). E se a língua inchar demais pode até fechar a passagem do ar e dificultar a respiração.

Os riscos não cessam após a colocação da peça. Mesmo que o usuário não apresente quadro infeccioso no início, o hábito de brincar com a jóia ou a simples mastigação pode causar danos aos tecidos vizinhos. A literatura científica reporta casos de fratura dental, trauma na mucosa, gengiva e palato, retração gengival – que deixa o dente mais vulnerável à cárie e à periodontite - e cicatrização exagerada (quelóide) na língua em usuários de piercing. Outros problemas são interferência na mastigação, deglutição e fonação, hipersalivação, dificuldades na fala, além de aspiração da jóia, incorporação da jóia no local da perfuração, obstrução de imagens radiográficas e hipersensibilidade ao metal. 

Piercings colocados em outras regiões da cavidade oral também podem causar danos irreversíveis aos pacientes.O trauma contínuo e de baixa intensidade provocado por um objeto estranho ao corpo como o piercing, potencializado pelo consumo de álcool, fumo ou propensão genética, pode levar ao câncer.

Os dentes envelhecem?



O dente, ao contrário do resto do corpo, não envelhece.

De fato, o dente terá eterna juventude, se cuidarmos direitinho dele. Na verdade, um dente bem cuidado não envelhece, como acontece com a gente. Se cuidarmos bem dos dentes, eles se manterão bonitos e brilhantes por toda a vida.

Cuidar significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente, por causa da ingestão freqüente de alimentos, sem a subseqüente e necessária limpeza. Cuidar significa, portanto, efetuar a higiene adequada, atacando a saliva ácida, que é gerada com a ingestão de alimentos.

Se o dente vive num ambiente limpo, sem placa bacteriana, ele é banhado constantemente pela saliva que, nessas condições favoráveis, funciona como uma solução remineralizante natural, porque na saliva existe o cálcio, o fósforo e o flúor – sabidamente substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo, não apresentando microporosidades.

A cada vez que uma pessoa come e não escova os dentes, logo em seguida, na primeira meia hora, a saliva fica mais ácida. Nesses minutos, há perdas de substâncias minerais - situação que tende a se agravar com a ingestão de alimentos várias vezes ao dia, sem a posterior e imediata limpeza.

Vale dizer que, se a pessoa comer várias vezes ao dia e não escovar em seguida os dentes, haverá vários picos de desmineralização e, com o tempo, os dentes vão adquirindo microporosidades que tornam o esmalte opaco, sem brilho, o que favorece o depósito de pigmentos, ocasionando manchas.

Por isso, não é um hábito saudável comer de duas em duas horas, ou viver petiscando. Essa falta de método, além de não ser boa disciplina de dieta, contribui para o dano no esmalte dos dentes, na medida em que causa a ação de uma saliva ácida, caso não se pratique imediatamente a higiene, através da devida escovação.

Cárie Pega?


Sempre que uma pessoa vai ao dentista restaurar (obturar) um dente, fica na dúvida de como surgiram os buracos em seu dente. Será que não escovei meus dentes corretamente? Será que ingeri muito doce? Será que eu peguei cárie de alguém?

Todos ja estão cansados de saber que a cárie dentária se forma por uma série de fatores. Já é conhecido que o açúcar é o principal causador pois propicia na cavidade bucal um ambiente favorável para que a bactériaStreptococcus mutans libere seus ácidos, desmineralize o esmalte gerando as cavidades.

Cárie pega???

De certa forma sim. A bactéria da cárie pode ser passada de uma pessoa para outra. Um exemplo são as mães que assopram a colher com a comida do bebê para esfriá-la ou experimentam antes de colocar na boca da criança passando milhões de bactérias. Se a bactéria encontra um ambiente propício ela começa a liberar os ácidos sobre o esmalte dos dentes e por consequência formando as cavidades de cárie.

Como prevenir??

Para prevenir que você pegue cárie dentária de alguém (seja pelo beijo, por compartilhar escova de dentes, outros utensílios etc..) é simplesmente manter uma correta higienização da sua boca. Pasta de dente, escova e fio dental no mínimo três vezes ao dia e um exame semestral ao seu dentista de confiança.

Fique de olho no creme dental!!


O uso da pasta de dente correta pode ajudar a manter a saúde bucal 

A pasta de dente é um produto importante, pois existem vários tipos no mercado com ações anti-tártaro e antiplacabacteriana. 

Cuidado com o creme dental que você usa!! 

E muitas ainda trazem substâncias como bicarbonato de sódio, cálcio e outras. 

Estudos revelam que quando se escova os dentes com a pasta adequada,a remoção da placa bacteriana nos dentes chega a 70% e a chance de formação de uma nova placa cai 45%. 

Importante: não é recomendado o uso de pastas que tiverem concentração muito baixa de flúor, pois este produto é muito importante para garantir a boa saúde dos dentes e gengivas. Para verificarmos o teor de flúor, basta olhar na embalagem da pasta e procurar as informações contidas em “fórmula” ou “fórmula básica”.O ideal é que a composição tenha no mínimo 1000 ppm(partes por milhão) de flúor.