domingo, 11 de dezembro de 2011

Implantes Odontológicos


O que são implantes osseointegrados?
São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica internacional. São, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese dentária).
O que existe de mágico no titânio?
Nada. É um material usado em Ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.
Em que situações não deve ser colocado?
Apenas em 2 situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.
E quanto à idade?
Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.
Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?Sim. Deve ficar muito bem claro, que esses procedimentos são relativamente novos, ainda não suficientemente testados, e só devem ser empregados em casos absolutamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente.
Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?
Normalmente, entre 60 a 90 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado. Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. 0 pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.
A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.
A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais "ponte móvel" e "dentadura"?
A exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.
Os resultados estéticos são bons?
Expectativa demasiada é comum mas, normalmente, é sucedida de uma certa parcela de frustração. Em muitos casos, a solução estética é apenas aceitável.Todas as próteses fixadas ou não sobre os implantes não são como os dentes naturais. O melhor é pensar nas vantagens funcionais.
Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?
Pode-se afirmar que 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão toda a vida. Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior.
Do que depende o sucesso do implante?
De vários fatores, mas o principal é a observância do protocolo (receita completa de como e quando se faz o implante). É necessário que o profissional seja meticuloso e treinado na técnica.
Porque é um procedimento caro?
O preço está em visível queda. Adiar a colocação do implante, por razões financeiras, é melhor do que colocar um sistema mais barato e não confiável.

Aleitamento Materno


O aleitamento materno é muito importante para manter o vínculo mãe-bebê durante a fase de crescimento e desenvolvimento inicial da criança.Mas, não podemos esquecer que o aleitamento materno também é importante para haja o desenvolvimento do sistema estomatognático que é a junção entre dentes, língua, bochecha, sistema nervoso, vascular, musculatura e ossos.Durante a amamentação há a estimulação do sistema respiratório, ocorre um desenvolvimento adequado dos padrões musculares, crescimento mandibular e um correto posicionamento da língua.
Quando não podemos evitar a amamentação artificial, ou seja, através de mamadeira, devemos dar atenção ao formato do bico que será utilizado, deve ser estimulado o uso de bicos com o formato que imitam o bico do seio (formato anatômico). Não devemos aumentar o furo do bico da mamadeira, porque a criança deve fazer força para fazer a sucção do alimento, para que haja todos esses estímulos de crescimento.O aleitamento materno é muito importante até os 6 meses de idade. Após este período já se pode introduzir outros tipos de alimentos na dieta da criança, estimulando aos poucos com alimentos pastosos, depois de alguns meses com alimentos mais sólidos até o completo crescimento e desenvolvimento da criança.É muito importante salientar que o uso de açúcar nessa fase inicial deve ser controlado, pois quanto maior a frequência de ingestão de açúcar maior a chance de desenvolvimento de cáries. Outro fato importante é a higienização da cavidade bucal do bebê, que deve ser feito inícialmente com auxílio de fralda ou gaze umedecida e passada sobre o rebordo bucal, este mesmo sem a presença de dentes. Pois assim a criança vai se acostumar ao ato de higienização. Após a erupção do primeiro dente de leite, já podemos fazer a higiene com as escovas de dentes indicadas para essa.