terça-feira, 28 de junho de 2011

A gestante tem mais cáries?


Uma das dúvidas mais comuns é sobre fragilidade maior dos dentes nessa etapa.


A gestante tem mais cáries?

Não. Isso não é uma constante. O que acontece é que na gestação o risco de desenvolver cáries aumenta, mas não pela gravidez em si, mas por outros fatores.
A mudança na dieta, por exemplo, é uma delas, devido à maior ingestão de carboidratos e maior frequência alimentar. A desatenção e a dificuldade na escovação devido às ânsias de vômito e mesmo a ocorrência de vômitos podem desequilibrar a saúde bucal. Com isso, se não houver acompanhamento de um dentista, pode causar descalcificação do dente, o que leva ao desenvolvimento da cárie. A causa da cárie da gravidez é, então, a placa bacteriana.

sábado, 4 de junho de 2011

Novo tratamento pode regenerar dentes cariados

Cientistas usaram um gel de hormônio para estimular a recuperação de dentes em ratos. A nova técnica pode mudar a odontologia.



Os pesquisadores aplicaram o gel em cáries de ratos. Depois de um mês, elas desapareceram. Ainda não se tem previsão de quando o gel estaria pronto para chegar aos consultórios dos dentistas. A sonda dos dentistas poderá ser aposentada em breve. Um novo peptídeo (moléculas que dão origem às proteínas), misturado com um gel colocado próximo a uma cárie, faz com que as células dentro do dente se regenerem em um mês. O estudo foi publicado no periódico ACS Nano, que publica mensalmente estudos sobre nanociência. A técnica, que pode ser aplicada com um gel ou um filme flexível, poderia eliminar a necessidade de preencher cáries ou a perfuração na raiz dos canais de dentes infeccionados.
“A nova pesquisa pode proporcionar uma visita mais agradável aos dentistas”, disse Nadia Benkirane-Jessel, cientista do Institut National de la Sante et de la Recherche Medicale, França, e coautora do artigo.
Em vez de obturar o dente, basta uma pequena quantidade de gel ou uma tira de filme para fazer com que o dente infeccionado se recupere de dentro para fora.
A substância responsável pela recuperação dentária é um hormônio peptídeo denominado MSH. Em experimentos anteriores, publicados na Academia de Ciência americana, o hormônio já havia se mostrado eficiente no estímulo da regeneração óssea. A equipe francesa deduziu que, como os ossos e os dentes possuem similaridades, o MSH poderia ajudá-los a recuperar.
Para colocar em prática a teoria, os pesquisadores aplicaram o gel com MSH em cáries de ratos. Depois de um mês, elas desapareceram. 
Bekirane-Jessel alerta que o MSH trata as cáries mas não ajuda na prevenção. “As pessoas ainda precisariam escovar os dentes e utilizar o fio-dental para impedir que elas aconteçam”.
O tratamento de cáries sem obturação “teria suas vantagens”, disse Hom-Lay Wang, um dentista da Universidade de Michigan. O procedimento tradicional pode destruir nervos e vasos sanguíneos dentro dos dentes, o tornando mais sensível e suscetível a fraturas. Ainda não se tem previsão de quando o gel estaria pronto para chegar aos consultórios dos dentistas.
Fonte: CETO / Revista Veja Online